segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Texte Final - Novos caminhos




                 A escola de hoje não cabe mais no universo dos alunos ou os alunos não cabem mais no universo da escola, são duas forças que se chocam em seus interesses e expectativas. A escola paralisada no tempo, desde a época dos jesuítas, parece não entende o novo, não consegue compreender a evolução dos seus alunos e de seus interesses. Fechada em teorias de vigiar e punir, onde decorar é a melhor forma de aprender, a escola vai se perpetuando como instituição a favor do estado na construção de um cidadão que cumpra o devido papel que a sociedade espera que ele tenha.
            Por isso se faz necessário surgir novos pensamentos que contraponham essa máquina que padroniza as pessoas, que submetem os mesmos a se enquadrarem no padrão, quantificando, valorizando e medindo conhecimentos sem significados, como se fossem verdades absolutas.
            A disciplina veio mostrar e comprovar, que existem outros caminhos pelos quais a educação pode se enveredar e ter resultados fascinantes, chegando verdadeiramente no entendimento do que é a educação e o quanto ela poderia contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Os textos, os autores nos levam a refletir sobre a nossa pratica e nos mostram como somos tão superficiais no entendimento de como se concebe o processo de construção do conhecimento no outro, e o quanto ainda temos enraizado em nos teoria e métodos que são apenas classificadoras.
            Uma viagem para um mundo completamente diferente do atual, onde o ser humano é peça primordial, que deve ser talhada nos mínimos detalhes, respeitando suas capacidades e seus limites, mas contudo, descobrimos que muitas vezes o aluno é o próprio talhador do seu conhecimento e nos professores somos apenas uma ferramenta para admira-lo o quanto são capazes de construir o seu próprio conhecimento com significado para a sua vida.
            Uma disciplina que apresenta um novo caminho e que diz sim que é possível fazer toda a diferença, talvez não no macro universo, mas no micro universo é inteiramente possível aplica-la, basta ser um “picareta estiloso”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário