terça-feira, 26 de setembro de 2017

Problematizando

Rancière nos convida a refletir por uma outra perspectiva a partir de dois questionamentos:  O que é ensinar? O que é aprender?
considerando  que ...
 “ensinamos e não sabemos o que é ensinar” e que “há muitas formas de ensinar”...
e também que
“não há aprendizagem sem uma experiência de quem aprende e que o aprender está determinado pelo caráter dessa experiência”...
Assim ... “ninguém está isento de aprender nem de ensinar, quando ambos são companheiros da experiência”.

Essa reflexão nos possibilita questionar nossa própria prática a partir de princípios originados na igualdade permitindo que outras questões sejam levantadas:
O que é então dificuldade de aprendizagem? Ela de fato existe? Quem é capaz de determiná-la?
Talvez seja necessário como Jacotot peguntar mais:
 “O que vês? O que pensas disso? O que fazes com isso?”

Lembrei-me do vídeo “Piper” que de maneira lúdica aborda alguns conceitos discutidos no texto, como: aprender, ensinar e experiência. Como cada um é capaz de criar suas próprias estratégias de aprendizagem a partir de experiências, a partir daquilo que “nos passa, nos toca e nos afeta” (Larrosa). 

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