Rancière nos convida a
refletir por uma outra perspectiva a partir de dois questionamentos: O que é ensinar? O que é aprender?
considerando que ...
“ensinamos e não sabemos o que é ensinar” e
que “há muitas formas de ensinar”...
e também que
“não
há aprendizagem sem uma experiência de quem aprende e que o aprender está
determinado pelo caráter dessa experiência”...
Assim
... “ninguém está isento de aprender nem de ensinar, quando ambos são
companheiros da experiência”.
Essa reflexão nos
possibilita questionar nossa própria prática a partir de princípios originados
na igualdade permitindo que outras questões sejam levantadas:
O que é então
dificuldade de aprendizagem? Ela de fato existe? Quem é capaz de determiná-la?
Talvez seja necessário
como Jacotot peguntar mais:
“O que vês? O que pensas disso? O que fazes
com isso?”
Lembrei-me do vídeo
“Piper” que de maneira lúdica aborda alguns conceitos discutidos no texto, como:
aprender, ensinar e experiência. Como cada um é capaz de criar suas próprias
estratégias de aprendizagem a partir de experiências, a partir daquilo que “nos
passa, nos toca e nos afeta” (Larrosa).
Muito legal o filme! Uma graça!
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