"Na primeira dessas linhas, ficaremos atentos às
"relações de movimento e de repouso, de lentidão e de velocidade"
(Deleuze, 2002, p. 128) entre as partes de que se compõe um corpo e entre os
diferentes corpos... Na outra linha, queremos saber que efeitos um corpo tem
sobre outro. Quando dois corpos se encontram, de que forma um afecta o outro?
Ao encontrar-se com outro, um corpo tem sua capacidade de agir em oposição a
sofrer passivamente uma ação exterior - aumentada ou diminuída? A potência de
agir."
mulheres de Picasso. |
Uma pedagogia do conceito, como propõe Tomaz Tadeu, seria "refratária à identificação e ao reconhecimento". O que se está ensinando e o que se está vivendo não têm mais distinção. Não há começo ou fim, não se presta a algo claramente definível. O encontro e a composição do espaço tempo de aprendizagem não admite teoria - se entendida como uma extensão da realidade, como algo que não é a realidade e que pretende explicá-la.
Esta pedagogia do conceito "põe o currículo para dançar", como Picasso faz com nosso olhar, nossas certezas e nossos signos.
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