domingo, 3 de setembro de 2017

A "descoberta" da "invenção"

Um dos melhores texto que já tive a oportunidade de ler. Nunca tinha pensado na infância como uma fase construída ou inventada dentro da pedagogia moderna. Muito revelador também foi o que M. Foucault nos traz como o professor pastor. Também muito bom o esclarecimento sobre a influência do cristianismo com suas imposições e a figura do professor-pastor. Como nos ajuda o autor: "Todas as técnicas: exame, confissão, obediência e direção da consciência, têm como objetivo induzir os membros do rebanho à sua mortificação". Juntando isto com o sistema hierárquico dentro dos meios educacionais, explicado pela professora na última aula, podemos compreender a gravidade ao qual vivemos hoje o processo institucional em todos os âmbitos de organização social incluindo entre estes a escola.

2 comentários:

  1. penso que é essa a situação em que nos encontramos, hoje, na educação. Muito séria...

    ResponderExcluir
  2. A criança resiste. Ela sobrevive ao processo escolar. Mas, o adulto 'formado' segue vigiado por si mesmo, segue sendo o que o fazem fazer, o que sabe poder fazer. Como oferecer uma linha de fuga? Como rachar as palavras do poder e do saber disciplinar para fazer com que a criança sobrevivente volte a ver a luz do dia?

    ResponderExcluir