domingo, 27 de agosto de 2017

A linguagem das coisas.

"Foi uma cortina que me deu a primeira lição...” (PASOLINI)

Nosso encontro havia sido marcado para as nove horas. Cheguei meia hora antes e ele já estava lá. Sorridente, dentes muito brancos, o cabelo preto ainda mudando de cor, os olhos brilhantes e despreocupados douravam um castanho denso. Olhos de uma certeza vaga, profunda, clara.

O professor chegou!, diz a anfitriã que nos recebe. Sorrio meio sem graça com o título, e nos apresentamos formalmente. Estendo-lhe a mão e nos cumprimentamos. Despedimos dos outros e agora estamos sós para começar a oficina de madeira.

Ao longo de uma hora estaríamos ali, no silêncio de uma casa estranha para nós dois; estávamos em uma varanda com pé direito alto, cadeiras e mesas de trabalho e ferramentas. Um jardim recém construído, ainda sem o viço que sentimos diante de uma singularidade real. Um jardim desses em que o paisagista dispõe as plantas arquitetonicamente: uma fileira de coqueiros ali, arbustos alinhados ao longo do caminho, agrupamentos de plantas feitos com o irresistível desejo de submeter as plantas e o terreno à maneira... soava como um deserto.

Mas certamente, Andres não se ocupava com essas ideias.
Acomodados e prontos, apanhei a caixa cheia de tocos de madeira e pus sobre a mesa. Quando eu começava a fazer minha tradicional introdução sobre aquele material e sobre o que iríamos fazer na oficina de madeira, Andres agarrou a borda da caixa trazendo-a para mais perto de si, meteu as mãos sobre os tocos arrastando uns pra lá outros pra cá e rapidamente pegou um pedaço longo e estreito e um outro bem mais curto e largo. Olhou pra mim e disse: vou fazer uma espada. Assim. E mostrou a combinação imaginada, imediatamente.


Ajudei com meus músculos nas tarefas mais duras e descobrimos juntos um jeito de fixar a guarda da espada de brinquedo.


Andres não precisava de mim para aprender com aqueles tocos. E eu não precisava mais ser professor. Estávamos ali nós dois, banhados de infância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário