quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Criança - Função - Sociedade


Pensando na aula anterior, a qual me levou a muitas reflexões, uma delas não consigo parar de pensar, “a função da criança para a sociedade”. Essa pergunta me fez entender a inquietude dos pais, dos professores, do governo, enfim ... a angustia de quando a criança será alfabetizada. Porque uma criança precisa ser alfabetizada tão cedo? A alfabetização seria uma questão de disciplina? Disciplina que deriva do vocábulo idêntico? Precisamos sermos todos iguais? Por quê? Tem a ver com poder?
O poder disciplinar é com efeito um poder que, em vez de se apropriar e de retirar, tem como função maior ‘adestrar’; ou sem dúvida adestrar para retirar e se apropriar ainda mais e melhor. (...) A disciplina ‘fabrica’ indivíduos; ela é a técnica específica de um poder que toma os indivíduos ao mesmo tempo como objetos e como instrumentos de seu exercício. Não é um poder triunfante que, a partir de seu próprio excesso, pode-se fiar em seu superpoderio; é um poder modesto, desconfiado, que funciona a modo de uma economia calculada, mas permanente. (FOUCAULT, 1984. p.153).
Muitas perguntas ainda me perturbam!!! O que é ser criança? O que significa a infância? Infância e crianças são sinônimos?
Uma ideia não sai da cabeça “ A vontade de salvar a criança do infanticídio da sociedade”


Um comentário: