segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Acreditar!

Ao fazer leitura do texto, uma novela me veio à cabeça, dos momentos que estava ensinando pessoas com deficiência na minha trajetória, me coloquei na história de Jacotot, que foi colocado em um local onde ninguém o entendia e que ele também não entedia ninguém. E quantas vezes passei por isso, com crianças e adolescentes com deficiência, mas que com força de vontade, com esperança e acreditando no potencial de todos, consegui estabelecer comunicação, signos e experiência, que hoje levo comigo e que pude estimular os alunos a experienciar. Se não tivesse acreditado em cada um, tivesse desistido e julgado que aquelas crianças e adolescentes não tinham capacidade intelectual, jamais teríamos vencido tantas dificuldades, conseguindo ultrapassar barreiras e vivenciamos tantas experiências positivas. Vejo o quanto me fez aprender essa troca, essa vivência e a experiência.
Portanto, concordo com a frase “ quem ensina aprende e quem aprende ensina”.
Não sei se um dia conseguiremos a Emancipação Intelectual como nos propõe Rancière, mas temos a oportunidade de mudar nosso olhar e nossas experiências daqui por diante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário