Plano de Curso
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Faculdade de Educação
Programa de Pós-graduação em Educação
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e
Diferença – LEPED
Profa. Maria Teresa
E. Mantoan
FE 190 Seminário I
Escolas para todos – www.tmantoan@blogspot.com
2o.
semestre de 2017
Ementa
A escola diante do mundo contemporâneo e de novas fontes de conhecimento que requerem uma reorganização do processo pedagógico escolar.
Objetivos
Penetrar
o universo da educação por caminhos e
referências que nos façam pensar e propor novos significados e saídas criativas para a escola, como espaço vivo que devém com
os que nela habitam.
Conteúdos
Matrizes filosóficas da educação no Brasil
A experiência de ensinar e a do aprender sob enfoques
diversos
A escola repensada
Método/ Atividades
Estudos teóricos; debates; produções audiovisuais e
textuais, em meio virtual; trabalhos em grupo e individuais; exposições orais.
Bibliografia Básica
DELEUZE, G.. Conversações - 1972-1990. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.
Capítulo: A vida como
obra de arte. pp.122-151
DELEUZE, G., GUATTARI, F.. O que é filosofia? Trad. Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Munõz.
Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
Capítulo: Percepto,
afecto e conceito. pp.213-255.
GUATTARI, F.. As três ecologias. Trad. Maria Cristina
F. Bittencourt e Suely Rolnik. Campinas/SP: Papirus, 2012, 21a. edição.
KOHAN, W.O.. Infância . Entre educação e filosofia.
Belo Horizonte: Autêntica, 2011 , 2a. edição
Capítulo: A infância escolarizada dos modernos (M. Foucault). pp. 61-95
LARROSA, J.. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley
Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
Capítulo: Notas sobre
a experiência e o saber de experiência. pp15-34
Capítulo: A experiência e suas linguagens. pp 35-56
MARIGUELA, M. et
all ( orgs.). Que escola é essa? Anacronismos, resistência e subjetividades.
Campinas/SP: Editora Alínea, 2009.
Capítulo: Mal–estar
docente e modos atuais do sintoma. pp37-58.
MARINHO, C. M.. Filosofia e Educação no Brasil – da
identidade à diferença.
São Paulo/SP: Edições Loyola, 2014.
RIOS, G.. A captura da diferença nos espaços
escolares: um olhar deleuziano. Educação e Realidade. 27(2): 111-112 .
jul./dez. 2002.
SCHÉRER, R.. Infantis – Charles Fourier e a infância
para além das crianças. Trad. Guilherme
João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Capítulo: A utopia
pedagógica. pp.25-39.
Capítulo: Devir-criança.
pp.191-228.
SILVA, T. T. da..
A arte do encontro e da composição:
Spinoza+ Currículo+ Deleuze. Educação e Realidade: 27(2): 47-57, jul/dez.
2002
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