segunda-feira, 31 de julho de 2017

Plano de Curso


Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Faculdade de Educação
Programa de Pós-graduação em Educação
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED

Profa. Maria Teresa E. Mantoan

FE 190 Seminário I Escolas para todos – www.tmantoan@blogspot.com
2o. semestre de 2017


Ementa
A escola diante  do mundo contemporâneo  e de novas fontes de conhecimento que requerem  uma reorganização do processo pedagógico escolar. 

Objetivos
 Penetrar o universo da educação por  caminhos e referências que nos façam  pensar e  propor novos significados e  saídas criativas  para a escola, como espaço vivo que devém com os que nela habitam.  

 Conteúdos
Matrizes filosóficas da educação no Brasil
A experiência de ensinar e a do aprender sob enfoques diversos
A escola repensada

Método/ Atividades
Estudos teóricos; debates; produções audiovisuais e textuais, em meio virtual; trabalhos em grupo e individuais; exposições orais.



Bibliografia Básica

DELEUZE, G.. Conversações - 1972-1990. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

Capítulo: A vida como obra de arte. pp.122-151

DELEUZE, G., GUATTARI, F.. O que é filosofia? Trad. Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

Capítulo: Percepto, afecto e conceito. pp.213-255.

GALLO, S.. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GUATTARI, F.. As três ecologias. Trad. Maria Cristina F. Bittencourt e Suely Rolnik. Campinas/SP: Papirus, 2012, 21a. edição.

KOHAN, W.O.. Infância . Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2011 , 2a. edição

Capítulo: A infância  escolarizada dos modernos  (M. Foucault). pp. 61-95

LARROSA, J.. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Capítulo: Notas sobre a experiência e o saber de experiência. pp15-34

Capítulo: A experiência e suas linguagens. pp 35-56

MARIGUELA, M. et all ( orgs.). Que escola é essa? Anacronismos, resistência e subjetividades. Campinas/SP: Editora Alínea, 2009.

Capítulo: Mal–estar docente e modos atuais do sintoma. pp37-58.

MARINHO, C. M.. Filosofia e Educação no Brasil – da identidade à diferença.
São Paulo/SP: Edições Loyola, 2014.

RIOS, G.. A captura da diferença nos espaços escolares: um olhar deleuziano. Educação e Realidade. 27(2): 111-112 . jul./dez. 2002.

SCHÉRER, R.. Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Capítulo: A utopia pedagógica. pp.25-39.

Capítulo: Devir-criança. pp.191-228.

SILVA, T. T. da.. A arte do encontro e da composição: Spinoza+ Currículo+ Deleuze. Educação e Realidade: 27(2): 47-57, jul/dez. 2002


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