quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Reflexão – A Base da Prática


No inicio da disciplina deste semestre, deparei perguntando a mim mesmo - o que significa ensinar? São 10 anos carregado de práticas ditas pedagógicas, algumas assertivas no olhar prévio, outras, nem tanto. Teorias filosóficas no exercício do pensamento proporcionou uma nova perspectiva na indagação, a reflexão. Uma palavra chave para pensar o que seria esse ensino e também o que estou ensinando. Um novo olhar, mesmo que arisco aos novos conceitos e teorias, foi o suficiente para provocar esta abertura, e com ela, enxergar novos horizontes, caminhos possíveis. Foi incrível poder sair das aulas na quarta feira e chegar a escola na reunião de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) e ali poder contribuir de alguma forma, mesmo sabendo que na profissão docente novidades são sinônimos de medo do desconhecido.

Alunos inseridos em um ambiente que não acolhe. Currículo posto para atender a demanda política e numérica de classificação. Colonialismo “pedagógico”. Escola no pensamento excludente. Estes entre outros problemas que foram discutidos no Leped trouxe a oportunidade de revisitar velhos conceitos à prática contemporânea.

Conhecer o laboratório foi enriquecedor. Saber que tudo que é circunstancial, local, enfraquece e tira o direito daquele que luta pela diferença. Conhecer um pouco do AEE e saber que ele trabalha com as barreiras. Sobre a Política Nacional de Pessoa com Deficiência, fica a briga em saber que toda criança é diferente, e não ter que inserir uma criança diferente na escola.

Oportunidades de estudar e conhecer os trabalhos teóricos de autores tão importantes na educação, como Macedo (2006) e a “falsa intenção motivadora, no discurso da educação especial inclusiva” na verdade excludente. Ou sobre os “corpos humanos, animados, inanimados, institucionais, linguísticos” de Tadeu (2002). E as “visibilidades” de Deleuze (2010). Conceitos que põem em cheque aqueles que trabalham muito na sua experiência e não exercita a reflexão desses pontos teóricos importantes e alusivos à própria prática.

Pra encerrar, volto à pergunta inicial. Talvez o significado de ensinar seja refletir de forma individual e personalíssimo, o que cada um dos alunos tem a oferecer, e assim, prover um espaço para que esse conhecimento se dissipe de forma contagiante para uma boa construção de aprendizagem. Ou até mesmo, estando errado, mudar minha opinião e não achar uma resposta concreta à essa dúvida, até porque, nos construímos e descontruíamos ao longo dos anos.


Só tenho a agradecer pela oportunidade de crescimento profissional e pessoal na disciplina “Escola para Todos” através da professora querida Maria Tereza Mantoan e dos meus nobres colegas. Muito Obrigado a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário